Filipa Militão
No centro da Praça da Fruta, rodeada por bancas repletas de frutas e legumes, encontra-se a banca de flores de Filipa Militão, vendedora há mais de 30 anos na praça mais emblemática de Caldas da Rainha.
Embora em minoria e sem darem nome ao mercado, as flores trazem um encanto especial a este mercado tradicional, com as suas cores vibrantes e aromas delicados. Quem passa pela banca de Filipa Militão não fica indiferente à beleza e ao perfume que a rodeiam. Rosas, cravinas, cravos, crisântemos, gerbérias, camélias, orquídeas, antúrios, girassóis — são muitas as espécies que enchem de vida a sua banca. Com exceção de algumas variedades, como as gerbérias, a maioria das flores é cultivada e colhida com dedicação pelo marido de Filipa, nas estufas que o casal mantém na freguesia de Olho Marinho, no concelho de Óbidos. Filipa dedica-se exclusivamente à venda na Praça da Fruta e é com carinho que fala do “espírito de amizade e simpatia” que une vendedores e clientes.
“As pessoas gostam da maneira como as atendo”, afirma com orgulho. A Praça da Fruta é muito mais do que um mercado onde é possível encontrar uma vasta gama de produtos alimentares e não alimentares. As pessoas que fazem este mercado acontecer, sejam elas clientes ou vendedores, são a verdadeira alma deste lugar. Com mais de três décadas de experiência, aliadas ao prazer de servir e conviver com as pessoas, Filipa Militão é, sem dúvida, uma das protagonistas da Praça da Fruta.